Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Calor volta a subir no Brasil no primeiro fim de semana da primavera

Sistema de alta pressão eleva temperaturas no Brasil. No primeiro fim de semana da primavera, estados como Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas acima de 40°C.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Primeiro fim de semana da primavera de 2025 traz mais sol e calor para o Brasil (Foto: Getty Images)
0:00 0:00
  • O Brasil experimentou uma queda acentuada de temperatura nos últimos dias, especialmente na região de Salvador, devido à passagem de uma frente fria.
  • Com a retirada da frente fria, um sistema de alta pressão está ganhando força, aumentando a temperatura e reduzindo a umidade no ar.
  • No primeiro fim de semana da primavera, estados como o Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.
  • A região Sudeste ainda terá madrugadas frias, com temperaturas abaixo de 10°C em áreas elevadas.
  • A capital de Mato Grosso, Cuiabá, já registrou 40,4°C nesta sexta-feira, 26 de setembro.

O Brasil experimentou uma queda acentuada de temperatura nos últimos dias, especialmente na região de Salvador, devido à passagem de uma frente fria. No entanto, com a retirada da frente fria, um sistema de alta pressão está ganhando força, aumentando a temperatura e reduzindo a umidade no ar.

No primeiro fim de semana da primavera, estados como o Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas em torno dos 40°C. O calor intenso será resultado da redução da nebulosidade e das condições para chuva, permitindo que o sol forte predomine por mais tempo.

Mudanças Climáticas

A região Sudeste, por outro lado, ainda terá madrugadas frias, com temperaturas abaixo de 10°C em áreas elevadas. A capital de Mato Grosso, Cuiabá, já registrou 40,4°C nesta sexta-feira, 26 de setembro. Em Goiás, a temperatura chegou a 39°C, e em Mato Grosso do Sul, a marca foi de 39,2°C.

Desdobramentos

Apesar do grande aquecimento na região Sudeste, a noite e o amanhecer ainda serão muito frios para os padrões normais do fim de setembro. Áreas como o Sul de Minas, a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e a região serrana do Rio de Janeiro poderão ter temperaturas abaixo dos 10°C. Há possibilidade até de geada nas áreas mais elevadas da Mantiqueira.

No Sul do Brasil, o aquecimento não será tão grande, mesmo assim, o primeiro fim de semana da primavera já não será gelado como nos últimos dias. A atenção deve ser redobrada para a volta da chuva forte no Rio Grande do Sul durante o sábado. No domingo, com a expansão de áreas de instabilidade de uma frente fria, Santa Catarina e Paraná também poderão ter pancadas de chuva e moderada a forte intensidade.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais