- O Brasil experimentou uma queda acentuada de temperatura nos últimos dias, especialmente na região de Salvador, devido à passagem de uma frente fria.
- Com a retirada da frente fria, um sistema de alta pressão está ganhando força, aumentando a temperatura e reduzindo a umidade no ar.
- No primeiro fim de semana da primavera, estados como o Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.
- A região Sudeste ainda terá madrugadas frias, com temperaturas abaixo de 10°C em áreas elevadas.
- A capital de Mato Grosso, Cuiabá, já registrou 40,4°C nesta sexta-feira, 26 de setembro.
O Brasil experimentou uma queda acentuada de temperatura nos últimos dias, especialmente na região de Salvador, devido à passagem de uma frente fria. No entanto, com a retirada da frente fria, um sistema de alta pressão está ganhando força, aumentando a temperatura e reduzindo a umidade no ar.
No primeiro fim de semana da primavera, estados como o Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas em torno dos 40°C. O calor intenso será resultado da redução da nebulosidade e das condições para chuva, permitindo que o sol forte predomine por mais tempo.
Mudanças Climáticas
A região Sudeste, por outro lado, ainda terá madrugadas frias, com temperaturas abaixo de 10°C em áreas elevadas. A capital de Mato Grosso, Cuiabá, já registrou 40,4°C nesta sexta-feira, 26 de setembro. Em Goiás, a temperatura chegou a 39°C, e em Mato Grosso do Sul, a marca foi de 39,2°C.
Desdobramentos
Apesar do grande aquecimento na região Sudeste, a noite e o amanhecer ainda serão muito frios para os padrões normais do fim de setembro. Áreas como o Sul de Minas, a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e a região serrana do Rio de Janeiro poderão ter temperaturas abaixo dos 10°C. Há possibilidade até de geada nas áreas mais elevadas da Mantiqueira.
No Sul do Brasil, o aquecimento não será tão grande, mesmo assim, o primeiro fim de semana da primavera já não será gelado como nos últimos dias. A atenção deve ser redobrada para a volta da chuva forte no Rio Grande do Sul durante o sábado. No domingo, com a expansão de áreas de instabilidade de uma frente fria, Santa Catarina e Paraná também poderão ter pancadas de chuva e moderada a forte intensidade.