- Daniel Ek, fundador do Spotify, se afasta da liderança executiva a partir de 1º de janeiro.
- Gustav Söderström e Alex Norström, atuando como co-presidentes desde 2023, assumem como co-CEOs.
- Ek continuará como presidente e dará suporte à nova administração.
- A mudança ocorre em meio a desafios no setor de música digital, incluindo concorrência crescente com música gerada por IA e maturidade do mercado de streaming.
- O Spotify, maior empresa de streaming de música do mundo, expandiu para podcasts, audiolivros e vídeos.
Daniel Ek se afasta da liderança executiva do Spotify, nomeando novos co-CEOs
Gustav Söderström e Alex Norström assumirão o comando da empresa a partir de 1º de janeiro. Ek continuará como presidente e dará suporte à nova administração.
Gustav Söderström e Alex Norström, que atuavam como co-presidentes desde 2023, assumirão o comando como co-CEOs a partir de 1º de janeiro. Daniel Ek, fundador e ex-CEO, assumirá o cargo de presidente e continuará a dar suporte e orientação. A mudança ocorre em meio a desafios no setor de música digital, incluindo a crescente concorrência com música gerada por IA e a maturidade do mercado de streaming.
Transição de liderança em um momento desafiador
A transição de liderança ocorre em um momento de fluxo no setor musical. O crescimento diminuiu para a menor taxa em anos, à medida que o streaming amadureceu nos principais mercados. Ao mesmo tempo, uma enxurrada de músicas geradas por inteligência artificial desafia as gravadoras e os detentores de direitos a acompanhar a produção.
Daniel Ek: um legado de inovação
Daniel Ek, que co-fundou a empresa em 2006, transformou o Spotify na maior empresa de streaming de música do mundo. O Spotify expandiu-se para podcasts, audiolivros e, cada vez mais, vídeos. Ek continuará profundamente envolvido nas decisões importantes e definidoras sobre o futuro da empresa.
Novos desafios e oportunidades
Gustav Söderström, que liderou produtos, design e engenharia, e Alex Norström, que supervisionou assinaturas, publicidade e conteúdo, estão “prontos para liderar”, disse Ek. “Para ser claro, não estou indo embora. Continuarei profundamente envolvido nas decisões importantes e definidoras sobre o nosso futuro, em parceria com Gustav e Alex, enquanto eles lideram o caminho a seguir.”
Impacto no mercado
O Spotify continuou a aumentar o número de assinantes, mas teve prejuízo no trimestre mais recente. Ainda assim, as ações subiram 62% este ano, uma vez que os investidores recompensaram a empresa por sua austeridade nos últimos anos.