01 de jul 2025

Vídeo de Lula sobre ajuda militar é de 2023 e se refere à Ucrânia, não ao Irã
Vídeo desinformativo distorce declarações de Lula sobre ajuda militar ao Irã, confundindo conflitos e gerando polêmica nas redes sociais.

Em vídeo de 2023, Lula fala de guerra Rússia-Ucrânia, e não de Irã-Israel (Foto: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram)
Ouvir a notícia:
Vídeo de Lula sobre ajuda militar é de 2023 e se refere à Ucrânia, não ao Irã
Ouvir a notícia
Vídeo de Lula sobre ajuda militar é de 2023 e se refere à Ucrânia, não ao Irã - Vídeo de Lula sobre ajuda militar é de 2023 e se refere à Ucrânia, não ao Irã
Um vídeo desinformativo circula nas redes sociais, sugerindo que o presidente Lula negou ajuda militar ao Irã durante o atual conflito com Israel. Contudo, as declarações do presidente são de fevereiro de 2023 e referem-se ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Na gravação, uma mulher pergunta a Lula sobre o envio de tanques Leopard ao Irã. Ele responde que não enviou munições para evitar entrar na guerra, mas não menciona qual conflito estava discutindo. O vídeo, publicado há uma semana, dá a entender que as falas são recentes e ligadas ao atual embate entre Irã e Israel.
Contexto das Declarações
As declarações de Lula foram feitas em uma entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, em 10 de fevereiro de 2023. Na ocasião, o presidente criticou a invasão russa da Ucrânia, considerando-a um "equívoco". O vídeo desinformativo omite essa parte crucial, que contextualiza a opinião de Lula.
Além disso, outras publicações falsas tentam associar Lula ao governo iraniano, alegando apoio do Brasil ao Irã. O UOL Confere e outras agências de checagem já desmentiram informações sobre o fornecimento de urânio ao Irã e a suposta retaliação de Israel ao Brasil.
Reação do Governo Brasileiro
O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, condenou os ataques de Israel e EUA ao Irã, afirmando que ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida civil. O governo defende uma solução diplomática para interromper o ciclo de violência.
Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo entre Israel e Irã após doze dias de confrontos. O conflito teve início em 13 de outubro, quando Israel atacou o Irã, acusando-o de desenvolver armas nucleares. O Irã retaliou com mísseis que atingiram Tel Aviv, resultando em um número significativo de mortes de ambos os lados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.