06 de mar 2025
Crescimento de 70% nas Práticas Integrativas e Complementares amplia acesso no SUS
Em 2024, mais de 7 milhões de procedimentos de PICS foram realizados no SUS. O número de usuários de PICS cresceu 83% desde 2022, totalizando 9 milhões. O Ministério da Saúde lançou 12 novos cursos de capacitação em PICS. Projetos pilotos integraram PICS ao cuidado de saúde mental e dor crônica. A ampliação das PICS reforça o compromisso do SUS com a saúde integral e bem estar.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Crescimento de 70% nas Práticas Integrativas e Complementares amplia acesso no SUS
Ouvir a notícia
Crescimento de 70% nas Práticas Integrativas e Complementares amplia acesso no SUS - Crescimento de 70% nas Práticas Integrativas e Complementares amplia acesso no SUS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão se consolidando como uma parte fundamental do cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, foram realizados 7.156.703 procedimentos, um aumento de 70% em relação a 2022, segundo dados do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (NTG-PNPIC). Essa expansão reflete os avanços da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que reconhece abordagens terapêuticas como Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), promovendo a saúde integral e o autocuidado.
Na Atenção Primária à Saúde (APS), foram registrados 3.198.546 procedimentos em 2024, um crescimento de 32% em relação a 2023 e 67% em comparação a 2022. Na Média e Alta Complexidade (MAC), o número de procedimentos chegou a 3.958.157, com um aumento de 18% sobre 2023 e 73% desde 2022. O acesso às PICS também cresceu, com mais de 9 milhões de pessoas utilizando essas práticas no SUS, um aumento de 83% em relação a 2022.
O Ministério da Saúde tem implementado ações para fortalecer a PNPIC, como a expansão das Equipes de Saúde da Família e a retomada do Programa Mais Médicos. Além disso, foram lançados 12 novos cursos na plataforma AVASUS, totalizando 18 cursos disponíveis, com mais de 232 mil inscritos. Um projeto piloto em parceria com a Fiocruz integra PICS ao cuidado da dor crônica e saúde mental, destacando a importância dessas práticas no manejo de condições de saúde.
As PICS estão disponíveis nos serviços de saúde do SUS e podem ser acessadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A população pode procurar a UBS mais próxima para verificar a oferta de práticas como auriculoterapia, yoga e arteterapia. A disponibilidade varia conforme o município, e algumas práticas podem exigir encaminhamento. A ampliação das PICS reforça o compromisso do SUS com um modelo de atenção integral, alinhado às diretrizes da OMS, promovendo saúde e bem-estar de forma acessível e segura.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.