26 de jun 2025

Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de gripe aviária
Brasil é reconhecido pela OMSA como livre da gripe aviária, permitindo a retomada das exportações de carne de aves para 16 países.

Ministério da Agricultura, comandado por Carlos Fávaro, dispara comunicados internacionais a países para informar sobre retomada oficial de país livre da gripe aviária (Foto: Gabriela Biló 04.jun.2025/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de gripe aviária
Ouvir a notícia
Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de gripe aviária - Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de gripe aviária
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente, nesta quinta-feira (26), a autodeclaração do Brasil como país livre da gripe aviária de alta patogenicidade em aves comerciais. Essa decisão encerra o processo iniciado após o foco da doença registrado em 15 de maio de 2025, em uma granja no município de Montenegro (RS).
O reconhecimento internacional foi concedido após a análise da autodeclaração enviada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 18 de junho. A OMSA não emite parecer técnico, mas publica a autodeclaração, que deve ser assinada pela autoridade veterinária do país, neste caso, Marcelo de Andrade Mota. Com a publicação, o Brasil iniciou esforços diplomáticos para reverter as restrições comerciais ainda em vigor.
Até o dia 24 de junho, 16 países já haviam retirado as restrições para a importação de carne de aves brasileiras. O Japão, que foi o terceiro maior importador de frango brasileiro no ano passado, ainda mantém restrições em alguns municípios, como Montenegro, Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO).
Medidas de Erradicação
Após a confirmação do vírus H5N1 em maio, o Brasil implementou medidas rigorosas de erradicação, incluindo o abate sanitário e a desinfecção das áreas afetadas. O período de vazio sanitário começou em 21 de maio, e, após 28 dias sem novos casos, a autodeclaração foi enviada à OMSA.
A exportação de carne de frango in natura sofreu uma queda de 25% em volume nas duas primeiras semanas de junho, comparado ao mesmo período do ano anterior. Com a publicação oficial, o Mapa e o Itamaraty começaram a enviar a autodeclaração a autoridades sanitárias estrangeiras para facilitar a retomada do comércio.
Focos de Gripe Aviária
O Brasil registrou um total de oito focos de gripe aviária, sendo um em aves comerciais e os demais em aves de subsistência e silvestres. Além do caso em Montenegro, houve episódios em um zoológico em Sapucaia do Sul (RS) e em Brasília, onde a doença foi detectada em aves cativas e de vida livre. As autoridades continuam monitorando as áreas afetadas e adotando medidas de controle.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.