04 de jul 2025

Nasa descobre cometa interestelar atravessando o sistema solar
Cometa 3I/ATLAS, o terceiro objeto interestelar identificado, se aproxima do Sol e será visível com telescópios até o próximo ano.

Objeto interestelar A11pI3Z capturado em 2 de junho de 2025 (Foto: AFP)
Ouvir a notícia:
Nasa descobre cometa interestelar atravessando o sistema solar
Ouvir a notícia
Nasa descobre cometa interestelar atravessando o sistema solar - Nasa descobre cometa interestelar atravessando o sistema solar
A NASA confirmou que o cometa 3I/ATLAS, detectado em 1º de julho, é um objeto interestelar que não oferece risco à Terra. O cometa foi identificado pelo sistema de telescópios ATLAS, localizado no Chile, e se aproxima do Sol em uma trajetória hiperbólica, indicando que não está preso gravitacionalmente ao nosso sistema solar.
Com uma velocidade de 245 mil km/h, o 3I/ATLAS deve alcançar o ponto mais próximo do Sol em 30 de outubro, quando estará a cerca de 210 milhões de quilômetros da estrela, dentro da órbita de Marte. Em relação à Terra, a maior aproximação ocorrerá em dezembro, a aproximadamente 270 milhões de quilômetros de distância, conforme dados do Instituto de Astrofísica de Canárias (IAC).
Composição e Observação
Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, destacou que a aparência do cometa sugere que ele é composto principalmente de gelo. Richard Moissl, diretor de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (ESA), afirmou que não há risco de complicações com a Terra, já que o cometa passará pela órbita de Marte a uma velocidade estimada de até 60 km por segundo.
Este é apenas o terceiro objeto identificado como vindo de outro sistema estelar, seguindo o asteroide Oumuamua em 2017 e o cometa Borisov em 2019. Moissl ressaltou que o 3I/ATLAS se tornará mais brilhante à medida que se aproxima do Sol e será visível com telescópios até o próximo ano.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.