01 de jul 2025


WhatsApp registra mais de 1 bilhão de acessos a anúncios com nova tecnologia de IA
Meta implementa publicidade na aba "Atualizações" do WhatsApp e introduz agente de inteligência artificial para atendimento ao cliente.

Aplicativo reuniu cerca de 3 bilhões de usuários oferecendo mensagens privadas de graça (Foto: Reuters)
Ouvir a notícia:
WhatsApp registra mais de 1 bilhão de acessos a anúncios com nova tecnologia de IA
Ouvir a notícia
WhatsApp registra mais de 1 bilhão de acessos a anúncios com nova tecnologia de IA - WhatsApp registra mais de 1 bilhão de acessos a anúncios com nova tecnologia de IA
A Meta anunciou que a aba "Atualizações" do WhatsApp, que já conta com 1,5 bilhão de usuários diários, passará a exibir publicidade. A novidade foi revelada durante o evento Conversations, realizado na Flórida nesta terça-feira (1º). A atualização visa monetizar o aplicativo, que possui cerca de 3 bilhões de usuários globalmente.
Além da introdução de anúncios, a Meta lançará um agente de inteligência artificial para atendimento ao cliente. Essa ferramenta permitirá que empresas gerenciem campanhas publicitárias em uma única plataforma, integrando WhatsApp, Facebook e Instagram. A Meta destaca que as empresas poderão utilizar as mesmas peças publicitárias e configurações de público em todos os aplicativos.
As mudanças também afetam o WhatsApp Business, que permitirá às empresas administrar campanhas publicitárias e enviar mensagens em massa. A Meta afirma que a privacidade dos usuários será mantida, já que as mensagens pessoais continuarão protegidas por criptografia de ponta a ponta. No entanto, interações em canais e status de empresas não terão essa proteção.
Novas Funcionalidades
O evento também anunciou que empresas poderão realizar chamadas de voz diretamente para clientes que solicitarem atendimento. Futuramente, será possível enviar mensagens de voz e realizar chamadas de vídeo para suporte adicional. A Meta enfatiza que a publicidade no WhatsApp representa uma grande oportunidade para negócios, especialmente no Brasil, onde mais de 80% dos adultos online afirmam gostar de receber mensagens personalizadas.
Entretanto, especialistas alertam que a complexidade do WhatsApp aumenta com essas mudanças. As interações com empresas não têm a mesma proteção que as conversas pessoais, o que pode gerar preocupações sobre a privacidade dos dados. A Meta garante que não usará automaticamente as mensagens enviadas a negócios para direcionar anúncios, mas as empresas poderão utilizar essas interações para seus objetivos comerciais.
Com essas inovações, a Meta busca otimizar a experiência de marketing e comunicação no WhatsApp, alinhando-se às expectativas de acionistas e usuários.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.