O próximo feriado nacional será o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, que cairá numa quinta-feira, possibilitando um feriado prolongado se as empresas emendarem a sexta-feira. Espera-se um aumento no número de viajantes após o feriado de Tiradentes, que foi celebrado no dia 21. Além do Dia do Trabalhador, o calendário de 2025 inclui outros feriados, como Corpus Christi em 19 de junho, a Independência do Brasil em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, a Proclamação da República em 15 de novembro e a Consciência Negra em 20 de novembro. Haverá também pontos facultativos em 28 de outubro, Dia do Servidor Público, e nas vésperas de Natal e Ano Novo, com expediente reduzido após as 14h. A legislação permite que serviços essenciais funcionem durante os feriados. Trabalhadores que trabalham em feriados têm direito a remuneração em dobro ou compensação com folga, mas isso é garantido apenas para servidores públicos em pontos facultativos; empresas privadas não são obrigadas a oferecer esses benefícios. Algumas cidades, como as que celebram São Jorge, terão feriado na próxima quarta-feira, dia 23.
O Dia do Trabalhador, em 1º de maio, será o próximo feriado nacional de 2025. A data, que cairá em uma quinta-feira, pode resultar em um feriado prolongado, com a adesão de empresas que emendarão a sexta-feira. A expectativa é de aumento no fluxo de viajantes, após o feriado de Tiradentes, celebrado nesta segunda-feira (21).
Além do 1º de maio, o calendário de 2025 inclui outros feriados e pontos facultativos. Em 19 de junho, é celebrado o Corpus Christi, com ponto facultativo. Já em setembro, no dia 7, comemora-se a Independência do Brasil.
Outras datas importantes são 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida, e 15 de novembro, Proclamação da República, ambos feriados nacionais. O dia 20 de novembro marca a Consciência Negra, também feriado nacional.
O calendário ainda prevê pontos facultativos em 28 de outubro, Dia do Servidor Público, e nas vésperas de Natal e Ano Novo, com expediente reduzido após as 14h. A legislação permite exceções para serviços considerados essenciais durante os feriados.
Trabalhadores que atuarem em feriados têm direito a remuneração em dobro ou compensação com folga. No entanto, esse benefício é garantido apenas para servidores públicos em pontos facultativos. Empresas do setor privado não são obrigadas a conceder a remuneração dobrada ou folgas compensatórias.
Em algumas cidades, como as que homenageiam São Jorge, a próxima quarta-feira (23) é feriado. São Jorge de Ilhéus (BA), São Jorge d’Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio (PR), e São Jorge (RS) celebram o santo padroeiro.
Entre na conversa da comunidade