10 de mai 2025
EUA e China iniciam negociações em Genebra para reduzir tarifas comerciais elevadas
Trump sugere redução das tarifas sobre produtos chineses para 80% antes de negociações em Genebra, enquanto a China reafirma sua posição.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
EUA e China iniciam negociações em Genebra para reduzir tarifas comerciais elevadas
Ouvir a notícia
EUA e China iniciam negociações em Genebra para reduzir tarifas comerciais elevadas - EUA e China iniciam negociações em Genebra para reduzir tarifas comerciais elevadas
Altos funcionários econômicos da China e dos Estados Unidos iniciaram neste sábado, 10 de maio, negociações em Genebra, na Suíça, visando resolver a intensa guerra comercial entre os dois países. O encontro marca a primeira rodada de discussões desde que o presidente Donald Trump impôs tarifas de 145% sobre produtos chineses e 125% sobre produtos americanos.
Na véspera do encontro, Trump sugeriu uma redução das tarifas para 80%, afirmando que essa medida "parece correta". Ele também pressionou a China a abrir mais seus mercados para os produtos dos EUA. O porta-voz do Ministério do Comércio da China, He Yadong, reiterou que o país espera que os EUA cancelem as tarifas unilaterais, destacando a necessidade de um ambiente comercial justo.
A guerra tarifária já causou impactos significativos nas economias de ambos os países. A economia dos EUA encolheu no início do ano pela primeira vez desde 2022, enquanto a atividade industrial na China registrou a pior contração desde dezembro de 2023. O número de navios cargueiros partindo da China para os EUA caiu drasticamente, levando a uma redução de 35% a 40% no volume de carga nos principais portos americanos.
As tarifas elevadas têm gerado preocupações sobre o aumento dos preços para os consumidores e a possibilidade de escassez de produtos nas prateleiras. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o representante comercial, Jamieson Greer, estão liderando as negociações com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng. Ambos os lados buscam uma solução que evite danos econômicos duradouros e permita um comércio mais equilibrado entre as duas potências.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.