29 de mai 2025
Bastos altera data da Festa do Ovo para evitar riscos da gripe aviária
Gripe aviária adia a Festa do Ovo em Bastos para agosto, impactando a economia local e as exportações avícolas do Brasil.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Bastos altera data da Festa do Ovo para evitar riscos da gripe aviária
Ouvir a notícia
Bastos altera data da Festa do Ovo para evitar riscos da gripe aviária - Bastos altera data da Festa do Ovo para evitar riscos da gripe aviária
Bastos, no interior de São Paulo, adiou a Festa do Ovo para agosto devido à gripe aviária, que ameaça a economia local. O evento, que movimenta R$ 20 milhões, ocorreria em julho, mas agora será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto.
A decisão foi anunciada pela Prefeitura de Bastos, a Associação Cultural Nikkey (Acenba) e o Sindicato Rural. O prefeito Kleber Lopes (PL) destacou que a mudança visa proteger a economia, já que a avicultura gera três mil empregos diretos e dez mil indiretos na cidade. Bastos é responsável por 11,5% da produção de ovos do estado, com 6,6 bilhões de unidades por ano.
Desde a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul, o município está em alerta. A avicultura representa 70% da economia local, envolvendo uma rede de produção de insumos e indústrias. Cristina Nagano, presidente do Sindicato Rural, afirmou que a decisão foi difícil, mas necessária para preservar a atividade econômica.
Impacto da Gripe Aviária
A gripe aviária, causada pelo vírus Influenza A (H5 e H7), pode dizimar até 100% do plantel infectado rapidamente. Luizinho Caron, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, ressaltou que a doença pode se espalhar, colocando em risco a economia local. O controle rigoroso é essencial para evitar abates em massa, como ocorreu nos Estados Unidos.
O novo período da festa foi escolhido para coincidir com a diminuição dos casos da doença, considerando a migração de aves silvestres, que são vetores da gripe. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou 170 focos de gripe aviária, com 166 em aves silvestres. O ministro Carlos Fávaro afirmou que o Brasil deve se declarar livre da doença em breve.
Restrições de Exportação
A confirmação da gripe aviária levou 24 países e a União Europeia a suspenderem a importação de produtos avícolas brasileiros. O Kuwait também restringiu as exportações, enquanto a Namíbia flexibilizou suas medidas. O Mapa garantiu que o consumo de carne de aves e ovos não apresenta risco à saúde.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.