Breaking News

27 de jan 2025

Empresário Paulo Junqueira é citado em delação como aliado de Bolsonaro nos EUA

Paulo Junqueira é empresário do agronegócio e próximo de Jair Bolsonaro. Ele foi citado na delação de Mauro Cid como financiador da viagem de Bolsonaro. Junqueira hospedou Bolsonaro em sua casa em Orlando antes da posse de Lula. Investigações revelam que ele enviou dinheiro e um cartão ao ex presidente. A PF investiga uso de recursos ilícitos para custear despesas em dólar.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Empresário Paulo Junqueira é citado em delação como aliado de Bolsonaro nos EUA - Empresário Paulo Junqueira é citado em delação como aliado de Bolsonaro nos EUA

0:000:00

O empresário do agronegócio Paulo Junqueira foi mencionado na delação premiada de Mauro Cid como parte de um grupo de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) considerado "mais moderado". O depoimento revelou que Junqueira teria financiado a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos na véspera da posse de Lula, em 2023, além de ter hospedado o ex-presidente em sua casa em Orlando, na Flórida.

Presidente do Sindicato e da Associação Rural de Ribeirão Preto, Junqueira era próximo a Bolsonaro, frequentemente convidando-o para eventos como o Agrishow. A relação entre eles se intensificou quando Bolsonaro ficou em sua residência em fevereiro de 2023, após uma estadia na casa do ex-lutador de MMA José Aldo. Durante essa visita, o ex-presidente gravou um vídeo emocionado ao ouvir um louvor, acompanhado de Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal.

Além disso, mensagens interceptadas pela Polícia Federal indicam que Junqueira enviou uma "encomenda" com um cartão e dinheiro a Bolsonaro durante sua estadia nos EUA. Essa entrega foi feita pelo genro de Junqueira, Samuel Oliveira, que viajou para os Estados Unidos em 29 de dezembro de 2022 e retornou em 5 de janeiro de 2023. As investigações sugerem que Bolsonaro pode ter utilizado dinheiro em espécie para cobrir despesas em dólar, possivelmente oriundos da venda ilícita de joias desviadas do acervo público.

O GLOBO tentou contatar Paulo Junqueira e Samuel Oliveira, mas foi informado que ambos estavam em viagem ao exterior com suas famílias.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela