17 de mai 2025
Governo Lula busca medidas para aumentar popularidade em meio a crise do INSS
Governo Lula avalia medidas populistas para recuperar popularidade, mas enfrenta resistência da equipe econômica sobre gastos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Governo Lula busca medidas para aumentar popularidade em meio a crise do INSS
Ouvir a notícia
Governo Lula busca medidas para aumentar popularidade em meio a crise do INSS - Governo Lula busca medidas para aumentar popularidade em meio a crise do INSS
BRASÍLIA - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando novas medidas para aumentar sua popularidade a um ano e meio das eleições presidenciais. Entre as propostas estão o novo Vale Gás, linhas de crédito para entregadores e um programa no Ministério da Saúde para utilizar hospitais particulares em cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que haja planos para aumentar o Bolsa Família e afirmou que não há demanda ou estudos para tal. Ele destacou que as iniciativas em discussão são pontuais e visam cumprir as metas fiscais de 2025. Haddad também mencionou que o novo modelo do Vale Gás será incluído no Orçamento.
A crise envolvendo o escândalo do INSS impactou negativamente a popularidade de Lula, levando o governo a buscar alternativas para reconectar-se com a população. A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) alertou que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso pode atrasar o ressarcimento das vítimas.
Medidas em Análise
O governo estuda a criação de uma linha de financiamento para melhorias em moradias precárias, que será operada pela Caixa Econômica Federal. Além disso, há planos para igualar os benefícios de motoristas de aplicativo aos de taxistas, permitindo descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A proposta do novo Vale Gás deve ser viabilizada por uma medida provisória, com detalhes ainda em discussão. O governo também planeja atender entregadores de aplicativos com linhas de crédito, que dependerão de ajustes e negociações com bancos.
As medidas visam não apenas aumentar a popularidade de Lula, mas também responder às críticas sobre a gestão fiscal do governo. Haddad reafirmou que qualquer nova iniciativa deve estar em conformidade com as regras fiscais, enquanto o Palácio do Planalto busca acelerar a aprovação de projetos legislativos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.