23 de mai 2025
CGU revela fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia com indícios de ilegalidade
Fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia foram reveladas por investigação da CGU, incluindo licenças ambientais irregulares.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
CGU revela fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia com indícios de ilegalidade
Ouvir a notícia
CGU revela fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia com indícios de ilegalidade - CGU revela fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia com indícios de ilegalidade
A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou fraudes na Agência Nacional de Mineração em Rondônia. A investigação analisou documentos de outorga emitidos pela agência em diferentes administrações. Foram examinados trinta e seis processos de concessão para pesquisa e extração de areia, diamante e ouro.
Os técnicos da CGU identificaram a emissão irregular de títulos minerários com prazos inconsistentes e sem justificativas adequadas. Além disso, foram encontradas autorizações de mineração concedidas sem a devida licença ambiental. A CGU destacou que houve indícios de extração ilegal em alguns dos títulos minerários analisados.
A apuração também revelou que atos de gestores da agência divergiam de pareceres técnicos, comprometendo a legalidade dos processos. A CGU afirmou que os processos estavam em desacordo com as normas legais vigentes. A situação levanta preocupações sobre a integridade das operações da agência e a proteção ambiental na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.