Breaking News

28 de mai 2025

CCJ da Câmara convida Gilmar Mendes para debater PEC da Segurança Pública

CCJ da Câmara convida Gilmar Mendes para discutir PEC da Segurança, que propõe SUSP e novos poderes à Polícia Federal. Mudanças podem impactar investigações.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

CCJ da Câmara convida Gilmar Mendes para debater PEC da Segurança Pública - CCJ da Câmara convida Gilmar Mendes para debater PEC da Segurança Pública

0:000:00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um convite ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança. A reunião abordará a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e a ampliação dos poderes da Polícia Federal.

O SUSP, se implementado, unificará a distribuição de inquéritos policiais em todo o Brasil e exigirá que os governadores adotem registros de identidade nacionais para a população. Além disso, o sistema proporcionará um cadastro único de antecedentes criminais, acessível a todos os estados, o que deve facilitar a troca de informações entre as forças de segurança.

A PEC também prevê que a Polícia Federal terá a capacidade de investigar crimes ambientais e milícias privadas. Essa mudança permitirá que alguns delitos, atualmente investigados apenas pela Polícia Civil, sejam federalizados, ampliando o alcance da atuação da PF em questões que afetam a segurança pública.

Os deputados não devem enfrentar resistência em relação aos pontos que tratam da unificação e do cadastro de antecedentes. A expectativa é que a presença de Gilmar Mendes na CCJ contribua para esclarecer aspectos da proposta e suas implicações para a segurança no país.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela