02 de jun 2025
Renan Calheiros rejeita conciliação em queixa-crime de Arthur Lira no STF
Renan Calheiros rejeita conciliação em queixa crime de Arthur Lira, alegando que a disputa é política e a audiência seria infrutífera.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Renan Calheiros rejeita conciliação em queixa-crime de Arthur Lira no STF
Ouvir a notícia
Renan Calheiros rejeita conciliação em queixa-crime de Arthur Lira no STF - Renan Calheiros rejeita conciliação em queixa-crime de Arthur Lira no STF
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não deseja participar de um processo de conciliação referente à queixa-crime apresentada pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Calheiros argumentou que ambos são "adversários políticos declarados", o que tornaria a conciliação "infrutífera".
A queixa-crime foi protocolada em 2023, após Calheiros afirmar que Lira "privatizou a prefeitura de Maceió" e que o deputado se beneficiou do orçamento secreto, além de ter utilizado prefeituras para lavar dinheiro. Lira, por sua vez, alegou ser alvo de calúnia, difamação e injúria.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) sugeriu uma audiência de conciliação, conforme previsto no Código de Processo Penal. Contudo, a defesa de Calheiros já havia solicitado a rejeição do processo, sustentando que as declarações estão protegidas pela imunidade parlamentar. A defesa de Lira contestou essa imunidade, argumentando que as declarações não têm relação com o exercício do mandato.
A queixa, inicialmente apresentada na Justiça Federal do Distrito Federal, foi transferida para o STF, onde o relator é o ministro André Mendonça.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.