Breaking News

12 de jun 2025

Bolsonaristas expressam frustração com sanção dos EUA e julgamento de Moraes

Aliados de Jair Bolsonaro esperavam sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes, mas a ausência delas frustrou os bolsonaristas. A pressão, promovida por Eduardo Bolsonaro, não se concretizou antes dos depoimentos dos réus, realizados em outubro. A expectativa era de que punições pudessem desestabilizar Moraes, que lidera as investigações sobre a trama golpista. O Departamento de Justiça dos EUA já havia comunicado a Moraes que ordens judiciais brasileiras não são reconhecidas no país, em resposta a decisões que bloquearam redes sociais. A situação continua a ser monitorada de perto. **Linha fina:** Sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes não se concretizam, frustrando aliados de Bolsonaro em meio a investigações.

Ministro Alexandre de Moraes conduz audiência no STF sobre a tentativa de golpe de Estado; Bolsonaro e aliados respondem por trama para reverter o resultado das eleições de 2022 (Foto: EVARISTO SA / AFP)

Ministro Alexandre de Moraes conduz audiência no STF sobre a tentativa de golpe de Estado; Bolsonaro e aliados respondem por trama para reverter o resultado das eleições de 2022 (Foto: EVARISTO SA / AFP)

Ouvir a notícia

Bolsonaristas expressam frustração com sanção dos EUA e julgamento de Moraes - Bolsonaristas expressam frustração com sanção dos EUA e julgamento de Moraes

0:000:00

Aliados de Jair Bolsonaro aguardavam sanções dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em meio às investigações sobre a trama golpista. As punições, no entanto, não se concretizaram antes dos depoimentos dos réus, realizados nos dias 9 e 10 de outubro, gerando frustração entre os bolsonaristas.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro estava nos EUA promovendo essa pressão e havia indicado que as sanções ocorreriam até o final de maio, antes dos interrogatórios. A expectativa era de que uma punição contra Moraes, responsável por conduzir os depoimentos, poderia “enfraquecer” sua imagem e potencialmente desestabilizá-lo durante as oitivas.

Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA enviou uma carta a Moraes, afirmando que ordens judiciais brasileiras não são reconhecidas no país. Essa comunicação foi uma resposta às decisões do ministro que resultaram no bloqueio de redes sociais dos EUA no Brasil, como o Rumble. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia sugerido em maio que Moraes poderia ser alvo de sanções da administração Trump.

A ausência das sanções esperadas representa um revés para os apoiadores de Bolsonaro, que acreditavam que a medida poderia influenciar o andamento das investigações. A situação continua a ser monitorada de perto pelos envolvidos, enquanto os desdobramentos das oitivas seguem em pauta.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela