18 de jul 2025
Penalistas analisam implicações da tornozeleira de Bolsonaro em sua liberdade
STF mantém medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, incluindo tornozeleira eletrônica, devido a ameaças à democracia brasileira.

Antônio Cruz (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Penalistas analisam implicações da tornozeleira de Bolsonaro em sua liberdade
Ouvir a notícia
Penalistas analisam implicações da tornozeleira de Bolsonaro em sua liberdade - Penalistas analisam implicações da tornozeleira de Bolsonaro em sua liberdade
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na sexta-feira (18), manter as medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil. Entre as restrições, destaca-se o uso de tornozeleira eletrônica, que visa evitar sua fuga. A decisão foi respaldada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, que argumentaram que Bolsonaro e seu filho, Eduardo, atentam contra a soberania nacional.
O julgamento, que ainda aguarda o voto do ministro Luiz Fux, ocorre em plenário virtual, com prazo para a manifestação até às 23h59 de segunda-feira (21). O STF considera que ambos tentaram extorquir a Justiça ao condicionar o fim do tarifaço de Donald Trump à anistia dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 2022 e nos ataques às instituições em 8 de janeiro de 2023.
As medidas cautelares foram estabelecidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que argumentou que a manutenção das restrições é essencial para preservar a ordem pública e a integridade das instituições democráticas. A corte enfatizou a gravidade das ações de Bolsonaro e seu filho, que, segundo o STF, representam uma ameaça à democracia brasileira.
A situação de Bolsonaro continua a ser monitorada de perto, à medida que as investigações sobre suas ações e possíveis conivências em tentativas de desestabilização do governo seguem em andamento.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.