18 de jul 2025
PMs da Rota transportam policial baleado por 20 km até Hospital das Clínicas
Policial civil morre após ser baleado por sargento da Rota em operação na favela do Fogaréu; investigação apura atendimento médico.

Policial civil Rafael Moura da Silva (Foto: policialcivil_sp no Instagram)
Ouvir a notícia:
PMs da Rota transportam policial baleado por 20 km até Hospital das Clínicas
Ouvir a notícia
PMs da Rota transportam policial baleado por 20 km até Hospital das Clínicas - PMs da Rota transportam policial baleado por 20 km até Hospital das Clínicas
Um policial civil foi baleado por um sargento da Rota durante uma operação na favela do Fogaréu, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O investigador Rafael Moura da Silva, de 38 anos, foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, onde faleceu dias depois, gerando questionamentos sobre o atendimento.
O incidente ocorreu na última sexta-feira, 11 de agosto, quando Silva participava de uma ação do 3° Cerco, que busca combater o crime organizado. Durante a operação, ele e outro policial civil entraram em um beco e se depararam com agentes da Rota. O sargento Marcus Augusto Costa Mendes, ao ver um homem armado, disparou quatro vezes, atingindo Silva no tórax.
Após os primeiros atendimentos realizados pelos próprios policiais da Rota, Silva foi transportado em uma viatura por cerca de 20 km até o hospital. O governo estadual não esclareceu por que o policial não foi levado a uma unidade mais próxima e se os serviços de emergência, como o Samu ou o Corpo de Bombeiros, foram acionados. A gestão de Tarcísio de Freitas afirmou que as circunstâncias estão sendo apuradas por inquéritos da Polícia Militar e do 37º Distrito Policial.
Silva chegou ao hospital consciente, mas em estado grave, e faleceu na quarta-feira, 16 de agosto. O delegado Antonio Giovanni Almeida Neto, que investiga o caso, inicialmente considerou que os PMs agiram em legítima defesa, afirmando que ambos os grupos desconheciam a presença um do outro na favela. O Sintelpol, sindicato dos policiais, aguarda o desfecho do inquérito e elogiou a atuação dos envolvidos, destacando a ausência de revide aos disparos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.