27 de jul 2025
Ministros do STF enfrentam possibilidade de sanções dos Estados Unidos
Governo Lula avalia sanções da Lei Magnitsky contra ministros do STF, impactando suas finanças nos Estados Unidos.

Plenário do STF (Foto: Ton Molina/STF/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Ministros do STF enfrentam possibilidade de sanções dos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Ministros do STF enfrentam possibilidade de sanções dos Estados Unidos - Ministros do STF enfrentam possibilidade de sanções dos Estados Unidos
Em meio a uma crescente tensão entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil, o governo Lula avalia a possibilidade de sanções da Lei Magnitsky contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Alexandre de Moraes, que já é alvo de represálias, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes também estão na mira. Essas sanções podem impactar suas transações financeiras nos EUA e até congelar ativos.
A Lei Magnitsky é um mecanismo utilizado pelos Estados Unidos para punir indivíduos acusados de corrupção ou violação de direitos humanos. Moraes, relator de processos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, é visto como um potencial violador de direitos humanos devido a suas decisões, que incluem prisões de apoiadores do ex-presidente. As sanções poderiam afetar não apenas os ministros, mas também seus familiares, restringindo suas interações financeiras com empresas americanas.
O governo Lula já identificou que instituições financeiras brasileiras podem evitar transações com os ministros do STF, mesmo que não possuam ativos no exterior. Essa análise foi elaborada pelo corpo jurídico do governo, que teme que a situação se agrave. Até o momento, a única penalidade imposta foi a revogação do visto de entrada nos EUA para oito dos onze ministros do STF, mas essa medida teve impacto limitado.
A Corte brasileira continua firme em sua disposição de julgar Jair Bolsonaro por sua suposta participação em uma organização criminosa que tramou um golpe de Estado. A expectativa é que o julgamento ocorra em setembro, desconsiderando as pressões externas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.