NotíciasPolítica

28 de jul 2025

STF finaliza interrogatório de 31 réus na investigação sobre tentativa de golpe

STF encerra interrogatórios de 31 réus e aguarda requerimentos antes do julgamento final em setembro. Expectativa é alta para decisões sobre democracia.

Trama golpista: Moraes conduz o interrogatório de Bolsonaro no STF. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Trama golpista: Moraes conduz o interrogatório de Bolsonaro no STF. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ouvir a notícia

STF finaliza interrogatório de 31 réus na investigação sobre tentativa de golpe - STF finaliza interrogatório de 31 réus na investigação sobre tentativa de golpe

0:000:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta segunda-feira, 28, os interrogatórios de 31 réus envolvidos nas ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro. Os depoimentos, realizados ao longo do mês, marcam o término da fase de instrução das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O último grupo a ser interrogado foi o núcleo 3, acusado de planejar ações táticas para implementar o golpe, incluindo o monitoramento de figuras como Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o encerramento dos interrogatórios, os réus desse núcleo têm um prazo de cinco dias para apresentar requerimentos complementares ou solicitar novas diligências.

Andamento dos Processos

Os prazos para os outros núcleos já estão em andamento. Após essa etapa, será aberto um período de 15 dias para as alegações finais, onde tanto a defesa quanto a acusação poderão se manifestar antes da sentença. Os réus enfrentam acusações graves, como organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O núcleo 1, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, está mais avançado no processo. A PGR já solicitou a condenação, e faltam apenas as alegações finais do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e das defesas. O julgamento, que poderá resultar em condenações ou absolvições, está previsto para ocorrer em setembro.

Expectativas para o Julgamento

A decisão será tomada pela Primeira Turma do STF, composta pelo relator Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. A expectativa é alta, dado o impacto que o resultado pode ter sobre a política nacional e a percepção da população em relação à defesa da democracia no Brasil.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela