Notícias

18 de fev 2025

Onda de calor pode elevar inflação, alertam especialistas do Cepea e Apas

O Brasil enfrenta sua terceira onda de calor em 2023, iniciada em 17 de outubro. A onda de calor aumenta a demanda por bebidas e repelentes, elevando preços. Produção de hortaliças e ovos é prejudicada, afetando a oferta no mercado. Especialistas alertam que mudanças climáticas impactam a inflação de alimentos. Políticas econômicas devem considerar clima, além de ajustes na taxa de juros.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Onda de calor pode elevar inflação, alertam especialistas do Cepea e Apas - Onda de calor pode elevar inflação, alertam especialistas do Cepea e Apas

0:000:00

A terceira onda de calor do ano, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode impactar a inflação no Brasil, segundo Aniela Carrara, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A onda, que começou em 17 de fevereiro, afeta principalmente estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

O aumento das temperaturas eleva a demanda por produtos como água, isotônicos e sorvetes, mas prejudica a produção de culturas sensíveis ao calor. Felipe Queiroz, economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), alerta que isso pode resultar em aumento de preços de hortaliças, verduras e ovos. Em janeiro, os ovos já apresentaram alta de 2,65% em relação a dezembro, acumulando 4,01% nos últimos doze meses.

Queiroz também destaca que o estresse térmico em galinhas poedeiras, expostas a temperaturas acima de 28°C, compromete a produção. No médio e longo prazo, as ondas de calor podem afetar a dieta de bovinos e suínos, impactando a oferta de proteína animal. A Apas monitora os efeitos das mudanças climáticas, que incluem não apenas calor extremo, mas também chuvas intensas e secas prolongadas.

Esses fatores climáticos têm relação direta com a inflação, afetando a oferta de produtos no mercado. Queiroz defende que o controle da inflação deve ir além da taxa de juros, envolvendo políticas monetárias, fiscais e cambiais que sustentem a capacidade produtiva do país. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi fortemente influenciado pela alta de alimentos, que não se deve apenas à demanda, mas também à oferta limitada.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela