17 de ago 2025
Cientista alerta sobre futuro das próximas gerações e a urgência de ações ambientais
Cientistas alertam que a ação coletiva é crucial para evitar o colapso ambiental e garantir a sustentabilidade do planeta

Este é o momento mais sombrio do meu trabalho, diz Rockström, sobre reversão da situação global (Foto: Frontiers Forum/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Cientista alerta sobre futuro das próximas gerações e a urgência de ações ambientais
Ouvir a notícia
Cientista alerta sobre futuro das próximas gerações e a urgência de ações ambientais - Cientista alerta sobre futuro das próximas gerações e a urgência de ações ambientais
Seis dos nove limites planetários já foram ultrapassados, alerta Johan Rockström, diretor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático. O cientista sueco destaca que a Floresta Amazônica está em risco crítico, exigindo ação imediata para evitar um colapso ambiental. Em entrevista, Rockström descreve o atual cenário como o mais sombrio de sua carreira, devido à combinação de evidências científicas alarmantes e à instabilidade política global.
O aquecimento global e a degradação ambiental estão acelerando. Rockström observa que a temperatura média global pode levar a Amazônia a um ponto de inflexão com um aumento de apenas 1,5°C a 2°C. Ele enfatiza que, além do clima, a perda de biodiversidade e o uso insustentável da terra estão interligados, contribuindo para a crise. O cientista alerta que estamos próximos de um sétimo limite planetário relacionado aos oceanos, com a acidificação já sendo um problema crítico.
A necessidade de uma governança global é urgente. Rockström critica a falta de ação coletiva em um momento em que o mundo enfrenta desafios como guerras e nacionalismo crescente. Ele afirma que as soluções para a crise ambiental estão disponíveis em diversos setores, como transporte e produção de alimentos. A transição para práticas sustentáveis não só é viável, mas também pode resultar em economias mais competitivas e sociedades mais saudáveis.
A ciência mostra que o fracasso em salvar o planeta não é inevitável, mas uma escolha. Rockström destaca que, se as políticas forem direcionadas para práticas que respeitem os limites planetários, haverá benefícios econômicos e sociais. Ele conclui que o caminho atual leva a um beco sem saída, enquanto a sustentabilidade oferece uma oportunidade de recuperação e resiliência para o planeta.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.