Esportes

Os 5 maiores confrontos entre times cariocas e europeus

Com vitórias que trouxeram títulos, os clubes do Rio de Janeiro mostram um ótimo desempenho contra times de nível mundial

Flamengo ganhou do Liverpool de 3 a 0 e se consagrou campeão mundial pela primeira vez- Foto: Masahide Tomikoshi

Flamengo ganhou do Liverpool de 3 a 0 e se consagrou campeão mundial pela primeira vez- Foto: Masahide Tomikoshi

Ouvir a notícia

Os 5 maiores confrontos entre times cariocas e europeus - Os 5 maiores confrontos entre times cariocas e europeus

0:000:00

A Copa do Mundo de Clubes da Fifa deu início a sua primeira edição, e nela, dos quatro clubes brasileiros presentes, três são cariocas, sendo eles: Botafogo, Fluminense e Flamengo. Logo no segundo dia da competição, o fogão bateu de frente com o norte-americano Seatle Sounders, ganhando de 2 a 1. Já na noite desta segunda-feira (16) o rubro-negro enfrenta o tunisiano Espérance, enquanto o tricolor pega o Borussia Dortmund na terça-feira (17). Com confrontos incríveis esperando esses clubes no torneio, vale relembrar que não é de hoje que alguns deles já deram bastante trabalho para a elite do futebol mundial. A seguir, confira os cinco maiores confrontos entre times cariocas e europeus.

1 - Flamengo 3 x 0 Real Madrid (1997)

Em um jogo pelo torneio de Palma de Mallorca disputado na Espanha, o Flamengo aplicou uma goleada de 3 a 0 em cima do gigante Real Madrid, em um time que na época contava com Roberto Carlos e Seedorf. No inicio, tudo parecia ir contra o rubro-negro, que estava em uma má fase no brasileirão, tinha recém trocado de técnico e ainda se atrasou para o voo internacional, mas em campo, nada disso pareceu importar. Com gols de Sávio, Lúcio e Maurinho, o time carioca saiu como vencedor e foi aplaudido pela torcida rival, porém perdeu a final para o Mallorca por 2 a 0. Porém, o mengão já se consagrou campeão da competição em 1978, onde também havia vencido os merengues, desta vez por 2 a 1.

2 - Vasco 7 x 2 Barcelona (1957)

Uma vitória mais antiga, porém ainda maior em números, foi a grande vitória de lavada do Vasco contra o Barcelona em 1957, onde o mandante espanhol perdeu por 7 a 2 no Estádio Les Corts, um mês antes da inauguração do Camp Nou, o que deixou uma lembrança amarga nos torcedores catalães a respeito dos últimos dias de seu antigo estádio. O cruz-maltino teve como autores dos gols Laerte que fez um hat-trick, Vavá que marcou duas vezes, além de Valter e Wilson Moreira, fechando o caixão do Barcelona, que diminuiu o placar com gols de Villaverde e Martínez.

3 - Fluminense 2 x 0 Real Madrid (1985)

Fechando a derrota dos times espanhóis, o Real Madrid se viu derrotado por mais um carioca, desta vez o Fluminense que ganhou de 2 a 0 dos merengues em um jogo válido pelo torneio Teressa Herrera que na época era bem tradicional no território espanhol. Os gols da partida vieram da dupla Casal 20, composta por Washington e Assis, que vivem no coração dos tricolores. A vitória rendeu o terceiro lugar para o fluzão, enquanto o Real Madrid acabou em último na competição que contava também com Porto e Atlético de Madrid.

4 - Botafogo 4 x 2 Bayern München (1972)

Em 1972, o Botafogo saiu vitorioso contra a maior potência alemã da época, o Bayern, que na época tinha acabado de ganhar o tricampeonato da Bundesliga. O jogo foi válido pelo Torneio Ramón de Carranza, onde uma vitória contra os alemães parecia um cenário improvável para os alvinegros, já que haviam perdido do Porto de 3 a 0 no início da competição. Mas após uma discussão com o técnico e uma reorganização do plano tático vindo diretamente dos jogadores, o Botafogo ganhou dos alemães com gols de Fischer, Roberto e um doblete de Ferretti, enquanto o Bayern reduziu o placar com ambos os gols marcados por Müller.

5 - Flamengo 3 x 0 Liverpool (1981)

Uma vitória que tem um enorme peso histórico para o clube, foi a vitória por 3 a 0 do Flamengo contra o Liverpool, que ocorreu em 1981 pela Copa Toyota, onde na época, consagrava o time vitorioso como campeão mundial. Na partida realizada no Japão, os ingleses vinham com muito potencial após terem vencidos três Champions League nos últimos cinco anos, enquanto o Mengão vinha com sua conquista inédita da Libertadores. Com dois gols de Nunes e Adílio, o Flamengo voltou com o troféu para casa, conquista histórica – e até agora única – para o time carioca.

Após tantas goleadas majestosas e até títulos mundiais levantados, será que na Copa do Mundo de Clubes, os cariocas vão levar a melhor mais uma vez? Fique ligado no Portal Tela para saber tudo sobre os times brasileiros e as suas campanhas na competição!

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela