NotíciasInternacional

16 de ago 2025

Tempestades no Paquistão deixam mais de 300 mortos e chuvas seguem intensas

Inundações no noroeste do Paquistão deixam mais de 300 mortos e helicóptero de resgate cai, complicando operações de ajuda humanitária

Moradores do distrito de Buner, no norte do Paquistão, retiram lama de casas destruídas pelas chuvas de monções (Foto: Hasham Ahmed/AFP)

Moradores do distrito de Buner, no norte do Paquistão, retiram lama de casas destruídas pelas chuvas de monções (Foto: Hasham Ahmed/AFP)

Ouvir a notícia

Tempestades no Paquistão deixam mais de 300 mortos e chuvas seguem intensas - Tempestades no Paquistão deixam mais de 300 mortos e chuvas seguem intensas

0:000:00

Mais de 300 pessoas morreram em decorrência de inundações no noroeste do Paquistão, após dois dias de chuvas intensas. As autoridades locais confirmaram a tragédia neste sábado, 16 de agosto, e equipes de resgate estão mobilizadas para buscar sobreviventes e liberar estradas bloqueadas.

As chuvas, que devem persistir até 21 de agosto, causaram estragos significativos, especialmente no distrito de Buner, onde 184 mortes foram registradas. A infraestrutura local, incluindo plantações e pomares, sofreu danos extensivos. Em algumas áreas, moradores, incluindo mulheres e crianças, ficaram presos devido às enchentes.

Um helicóptero de resgate caiu na sexta-feira, 15 de agosto, em razão do mau tempo, resultando na morte de cinco tripulantes. As tempestades também provocaram deslizamentos de terra e o colapso de edifícios, contribuindo para o que se tornou o período mais mortal da temporada de monções deste ano.

Operações de Resgate

A Autoridade Provincial de Gestão de Desastres informou que, até a manhã deste sábado, 307 mortes foram confirmadas, com um número indeterminado de desaparecidos nas montanhas da região de Khyber Pakhtunkhwa. O secretário-chefe provincial, Shahab Ali Shah, destacou que acampamentos médicos estão sendo estabelecidos para atender as vítimas e que maquinário pesado será utilizado para restaurar as estradas danificadas.

Ishaq Dar, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, afirmou que as operações de resgate estão sendo realizadas por equipes civis e militares. O primeiro-ministro do Paquistão convocou uma reunião de emergência para discutir a situação. "Nossos corações estão com as famílias que perderam entes queridos", declarou Dar.

Além do Paquistão, partes da Índia e do Nepal também enfrentaram chuvas intensas e inundações na última semana, exacerbando a crise na região.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela