Breaking News

01 de jul 2025

Cristãos recebem pena de 12 anos de prisão por levar Bíblias ao Irã

Cristãos iranianos enfrentam 12 anos de prisão por contrabando de Bíblias, destacando a crescente repressão religiosa no país.

Mehdi Rahim e Kia Nourinia. (Foto: Article 18)

Mehdi Rahim e Kia Nourinia. (Foto: Article 18)

Ouvir a notícia

Cristãos recebem pena de 12 anos de prisão por levar Bíblias ao Irã - Cristãos recebem pena de 12 anos de prisão por levar Bíblias ao Irã

0:000:00

Dois cristãos iranianos, Mehdi Rahimi e Kia Nourinia, foram condenados a 12 anos de prisão cada por levar Bíblias ao Irã. O julgamento ocorreu em abril de 2023, em Tabriz, e foi conduzido por um Tribunal Revolucionário Islâmico, sem a presença de defesa. Além da pena de prisão, cada um deles foi multado em mais de 1.000 dólares e terá que pagar ao tribunal 10 vezes o valor das Bíblias que trouxeram.

As casas de Mehdi e Kia foram invadidas em novembro de 2022 por agentes do Ministério da Inteligência, que confiscou Bíblias e outros materiais cristãos. Mehdi estava fora do Irã durante a invasão, enquanto Kia fugiu após a operação. O juiz Hassan Fathnezhad os condenou sob o Artigo 500, acusando-os de "atividade de propaganda de crenças sionistas cristãs desviantes" e "contrabando de mercadorias proibidas".

Perseguição Religiosa

A organização Article 18, que apoia cristãos perseguidos, destacou que os dois foram julgados com base em um relatório de oficiais do governo, sem qualquer investigação adicional. O diretor da organização, Mansour Borji, afirmou que a nova tendência de considerar Bíblias impressas fora do Irã como "mercadorias contrabandeadas" tem sido usada para penalizar a distribuição de literatura cristã.

O Irã é um dos países que mais persegue cristãos convertidos do islamismo. Segundo a Portas Abertas, convertidos enfrentam severas violações de liberdade religiosa, incluindo longas penas de prisão e condições desumanas. Missionários e atividades evangelísticas são proibidos, e as igrejas domésticas operam clandestinamente. Apesar da repressão, a Igreja iraniana é uma das que mais cresce no mundo. O Irã ocupa a 9ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela