11 de fev 2025
Inscrições abertas para curso de preparação em emergências em saúde pública até 18 de fevereiro
O Ministério da Saúde abre inscrições para curso sobre emergências em saúde pública. Inscrições vão até 18 de fevereiro; curso inicia em 24 de fevereiro. Curso visa capacitar profissionais de saúde em resposta a emergências epidemiológicas. Profesp já formou mais de 22 mil estudantes em 35 países desde 2021. Capacitação melhora desempenho técnico e valoriza a ciência no SUS.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Inscrições abertas para curso de preparação em emergências em saúde pública até 18 de fevereiro
Ouvir a notícia
Inscrições abertas para curso de preparação em emergências em saúde pública até 18 de fevereiro - Inscrições abertas para curso de preparação em emergências em saúde pública até 18 de fevereiro
O Ministério da Saúde anunciou a abertura das inscrições para o Curso Básico de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública (CBPR), promovido pelo Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp). As inscrições, que vão até 18 de fevereiro, são destinadas a profissionais de nível superior ou técnico que atuam em órgãos públicos de saúde. A última edição do curso teve 4.519 inscritos e foram realizadas turmas especiais em países como Guiné, Moçambique e São Tomé.
Com uma carga horária de 40 horas e duração de sete semanas, o curso tem início previsto para 24 de fevereiro e término em 11 de abril. O objetivo é capacitar os profissionais para que possam responder de forma eficaz a emergências epidemiológicas, abordando o marco conceitual e normativo das Emergências em Saúde Pública (ESP) e a gestão de riscos. Não é necessária experiência prévia para a participação.
O Profesp, criado em 2021, faz parte da Coordenação-Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública (CGPRESP) e já formou mais de 22 mil estudantes em mais de 35 países. O programa visa aprimorar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a vigilância e a resposta a emergências, além de valorizar a ciência como base do conhecimento.
A capacitação reflete o compromisso do Ministério da Saúde em proteger a saúde da população e minimizar os impactos de situações emergenciais. Ao promover a formação contínua, o Profesp busca disseminar conhecimento e melhorar o desempenho técnico dos profissionais envolvidos nas respostas a emergências em saúde pública.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.