28 de fev 2025
Encontro internacional celebra 25 anos do EpiSUS com reflexões e inovações na saúde pública
O EpiSUS, com 25 anos, é fundamental na formação de profissionais de saúde no Brasil. O 16° Encontro Científico Internacional em Brasília celebra conquistas e desafios do programa. A 3ª Mostra Latino americana apresenta pesquisas de alunos e egressos do EpiSUS. O programa se destacou em emergências, como a crise de saúde dos Yanomami. Egressos ressaltam a importância do EpiSUS para a prática profissional e trabalho em equipe.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Encontro internacional celebra 25 anos do EpiSUS com reflexões e inovações na saúde pública
Ouvir a notícia
Encontro internacional celebra 25 anos do EpiSUS com reflexões e inovações na saúde pública - Encontro internacional celebra 25 anos do EpiSUS com reflexões e inovações na saúde pública
Iniciou na quarta-feira (26) o 16° Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), promovido pelo Ministério da Saúde em Brasília. O evento, que celebra os 25 anos do programa, traz reflexões sobre suas conquistas e desafios futuros. A programação, que se estende até hoje (28), inclui a 3ª Mostra Latino-americana de Trabalhos de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP), com apresentações de trabalhos finais da 19ª Corte do EpiSUS-Avançado.
O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), Edenilo Baltazar Barreira Filho, destacou a importância do programa, afirmando: “Não são 25 dias, são 25 anos e muitas dessas histórias estão aqui presentes.” A ponto focal do EpiSUS, Magda Duarte, ressaltou que os trabalhos apresentados são resultados de pesquisas do programa, abordando investigações de surtos e relatos de experiências de profissionais que aplicaram o conhecimento adquirido.
A participação de egressos e alunos dos três níveis do programa é um diferencial do encontro. Fernanda Scher, formanda do EpiSUS Avançado, compartilhou sua experiência, afirmando que o programa é “desafiador, mas extremamente enriquecedor” e enfatizou a importância do trabalho em equipe. Barreira também mencionou a relevância do EpiSUS em situações emergenciais, citando a atuação do programa durante a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) relacionada à população Yanomami.
O EpiSUS visa aprimorar a capacidade técnica para investigações epidemiológicas e respostas a emergências em saúde pública. Estruturado em três níveis de formação, o programa segue os parâmetros da Tephinet, uma rede global que fortalece a saúde pública internacional por meio de treinamentos em epidemiologia aplicada. A Tephinet apoia o desenvolvimento de competências em mais de 80 países, contribuindo para práticas efetivas em saúde pública.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.